Psicologia das Cores

Existe na psicologia, a teoria das cores, que se torna importante até mesmo na arquitetura, com a escolha das cores, dos tons e das paletas sendo fundamental para o processo de harmonização dos ambientes, tendo a psicologia das cores como grande aliada. 

Existe sim uma influência das cores, com sua aplicação afetando diretamente a experiência do usuário em relação ao espaço arquitetônico, por exemplo, imagina uma casa com o piso, as paredes e a cobertura no mesmo tom de branco gelo. Isso causa um certo efeito, não é? Agora aplicando cores e texturas diferentes em cada uma dessas superfícies, podemos causar diferentes sensações, inclusive uma específica e subjetiva em cada pessoa. 

Também é possível causar no inconsciente, uma mistura de emoções e sensações influenciadas pelas cores e mudando diretamente a percepção de como o ambiente é visto. Sendo possível criar efeitos diversos apenas com as alterações de cores, como alargar ou estreitar ambientes e criar impressões de altura e tamanho diferentes. Vamos conhecer então, os efeitos que algumas cores causam quando bem utilizadas: 

BRANCO: Além de, claro, simbolizar a paz, pode transmitir organização, ordem e funcionalidade, além de clarear o ambiente e causar sensações de mudança de perspectiva.

AZUL: Transmite a sensação de reflexão, tranquilidade, harmonia e fidelidade, e, por ser uma cor considerada cara e da realeza, é uma das de maior prestígio, sendo sempre vinculado a coisas boas.

VERDE: Sempre ligado à natureza, ao bem-estar, à serenidade e à calmaria, sendo muito comum em spas, hospitais e clínicas. Sendo uma cor muito mutável dependendo da iluminação. Podendo ser verde natural (plantas e flores), ou sintético.

AMARELO: Conhecido por aguçar a curiosidade, a felicidade, a atenção e o otimismo, tendo uma representatividade muito forte para crianças, estimulando ainda mais o intelecto e a criatividade. Por isso é comum encontrarmos presentes em sinalizações de escola, demarcações do trânsito, espaços comerciais e restaurantes.

VERMELHO: O vermelho é a cor mais forte da paleta, a mais visível e a que mais tem presença onde quer que esteja, sendo a primeira cor utilizada na história humana. Ele transmite sensualidade, vitalidade, desejo e ação. A cor vermelha também é atrelada ao poder e à nobreza.

LARANJA: Tem o poder de transmitir sensações de alegria, verão, juventude, aconchego e confiança. Sendo muito comum encontrarmos em projetos residenciais, escolas, estúdios e ambientes comerciais, por aumentar o entusiasmo e a criatividade.

Agora que vimos como a escolha de cores em um ambiente pode fazer total diferença, saiba que pode contar conosco para ter a melhor experiência em seu novo projeto, sempre trabalhando bem a psicologia das cores e todos os outros fundamentos arquitetônicos, entre em contato para agendarmos uma visita técnica e dar o próximo passo na realização de mais esse sonho!

Abraços e até a próxima semana,
Equipe Gazzalle Arquitetura.

REFERÊNCIAS:

Home


https://www.archdaily.com.br/

Home

Home

Compartilhar