O mercado já está extremamente saturado de propagandas convencionais e da publicidade tão atrelada ao velho marketing. Não há, hoje, espaço para as propagandas de interrupção, as que não se tem controle dos meios e da frequência que chegam até você, o público alvo. Lógico, durante uma publicidade é possível desligar o aparelho de TV, ou apenas trocar de canal, o que sem dúvidas não cativa o público, e o ato de cativar essas pessoas é a parte mais importante desse novo estilo de produção publicitária.
Partindo da premissa de que, nos dias atuais, o poder está cada vez mais com o consumidor e menos com o anunciante, Brian Halligan, CEO da HubSpot, famoso software norte-americano para Inbound Marketing, trás a tona suas ideias para, ao invés de simplesmente entrar na casa de algum cliente em potencial, receber a permissão para fazer essa publicidade pelo meio em que o consumidor achar melhor, trabalhando de acordo com a necessidade dele.
Esse estilo de se fazer marketing, inicia-se com a premissa que grande parte do público alvo são estranhos: qualquer pessoa que não conheça a fundo sua organização. O objetivo dessa etapa é atingir o público de forma sutil e agradável, independente se por redes sociais, SEO, blogs ou sites. Busca-se fazer com que haja este primeiro contato entre consumidor e empresa, tentando chegar assim, no segundo passo básico do Inbound Marketing: a conversão. Nessa etapa, já dentro do ambiente virtual da empresa, o consumidor interessado irá interagir com botões e links Calls-to-Action, se tornando assim um lead. Mas afinal, o que é um lead?
Lead é o visitante virtual, seja do site, do blog, ou das redes sociais de determinada organização. O objetivo do conteúdo produzido para esse meio é ajudar o visitante a resolver certo problema ou acessar algo de seu interesse, e após isto, disponibilizar para o lead, a opção de receber as chamadas newsletters e eventuais promoções em seu e-mail por exemplo, disponibilizando algo em troca dessas informações, como um e-book, ou um cupom de desconto variado.
Após estes processos, o lead irá decidir se torna-se um cliente ou não, porém se todo o trabalho anterior for realizado da forma correta, ele provavelmente se tornará. Estudos indicam que 57% dos clientes das empresas abordadas, chegaram ao status de cliente através das mídias sociais, ou seja, passaram pelo processo de lead. E após esse lead se transformar em cliente, cabe à organização o fidelizar. Nesta última etapa do Inbound Marketing, a empresa deve encontrar meios para que o agora cliente tenha uma experiência muito boa, tanto no processo da compra, quanto no pós-compra, algo que pode cativar muito alguns públicos, como por exemplo: eventos exclusivos, conteúdo dinâmico e personalizado e descontos exclusivos. Caso todo esse processo ocorra de forma correta e natural, o cliente poderá se tornar um promotor em potencial, que fará propaganda do produto e da empresa para seus amigos e familiares, não é fenomenal?
Mas é claro que todo este processo exige um investimento, o chamado custo por fechamento, que calcula basicamente se a campanha é lucrativa ou não, levando sempre em conta os custos para cada clique, cada lead e o principal, para cada venda, observando assim, a efetividade de todo o processo de Inbound Marketing.
E aí, está preparado para fazer marketing de uma forma totalmente nova?
Abraços e até a próxima semana,
Gazzalle Arquitetura.
REFERÊNCIA
https://br.hubspot.com/blog/
https://resultadosdigitais.com.br/