Quem não quer fazer um bom trabalho e ainda por cima ajudar o nosso planeta? Pois bem, para que isso aconteça, uma tendência que vem surgindo nos últimos tempos é a arquitetura sustentável. Sem perder a qualidade do projeto, e com materiais bio sustentáveis.
Sendo um dos principais assuntos abordados pela construção civil, que é uma das grandes responsáveis pelo impacto ambiental que o planeta vem sofrendo, ela possui responsabilidades como a reparação de danos e o desenvolvimento responsável. Porém, algo que nem todos têm conhecimento, é de que a sustentabilidade não abrange apenas a área do meio ambiente, outros ramos abrangidos são o econômico e o social.
Agora, como a arquitetura pode ajudar nesse plano de recuperação do planeta? Buscando essa evolução, a arquitetura sustentável procura otimizar recursos e reduzir resíduos, a fim de trazer conforto e bem estar para os usuários, e claro, de forma economicamente viável. Outro tema relacionado e de muito interesse é o de arquitetura regenerativa, que está muito em pauta atualmente.
Não existe atualmente um consenso sobre a definição de como colocar em prática a arquitetura sustentável, mas sim uma convenção para cada região, por exemplo, na Europa, ela está atrelada às questões bioclimáticas porém com conforto e qualidade. Já no Brasil, está relacionado ao próprio canteiro de obras, como a economia de água, a escolha dos materiais e o uso da energia elétrica, sendo assim, no Brasil, o uso racional dos materiais se faz mais importante.
Todos queremos manter nosso planeta bem, e podemos fazer isso através da arquitetura, sem perda estética, e para te provar isso, trouxemos alguns exemplos de obras arquitetônicas, todas ligadas à sustentabilidade:
Academia de Ciências da Califórnia:
Um dos projetos de maior sucesso na área da sustentabilidade, contando com mais de 60 mil células fotovoltaicas, que abrangem aproximadamente 15% da energia consumida no edifício, reduzindo custos com aquecimento de água e climatização.


Mirante do Gavião Amazon Lodge:
Localizada no município de Novo Airão, a pousada nasceu para integrar o fluxo de barcos do Rio Negro com as chegadas e saídas da terra. A pousada foi projetada utilizando técnicas de construção de barco que as populações ribeirinhas dominavam, e também foram usados os saberes da arquitetura vernacular, com a pousada sendo projetada sob palafitas.

Referências:
https://www.vobi.com.br/
https://www.archdaily.com/
https://casavogue.globo.com/
https://blog.archtrends.com/